EBDA capacita assentado para produzir peças de artesanato com fibra da bananeira

 

Agricultores assentados dos municípios de Wenceslau Guimarães e Gandu, no Baixo Sul do Estado, irão participar entre os dias 23 e 27, de um curso de artesanato com fibra da bananeira. A capacitação será promovida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), por meio do Escritório Local de Gandu. As aulas serão ministradas no Centro de Formação de Agricultores Familiares (Centraf), no município de Utinga.

 

O curso tem a finalidade de estimular à produção de peças de artesanato confeccionadas com a fibra da bananeira, atividade rentável e de baixo custo. Nas aulas, as participantes irão aprender a produzir utilitários, como porta lápis; baús; bonecas; jogo americano de mesas; cestos; pufes, entre outros. Participam da capacitação 15 assentados, que serão acompanhados pelos técnicos do Núcleo de Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates), de Gandu, Sebastião Bonfim e Yvana Gouveia.

 

De acordo com a técnica social do núcleo de Ates da EBDA, Yvana Gouveia, o curso irá possibilitar o crescimento socioeconômico dos Projetos de Assentamento (PAS), dos municípios de Wenceslau Guimarães e Gandu. “A EBDA está investindo no potencial produtivo dos assentamentos. Quem participar da oficina poderá confeccionar peças de qualidade, criativas e com excelente acabamento” comentou Gouveia.

 

Participarão do curso, representantes dos assentamentos: Ernesto Che Guevara; Fábio Henrique; Boa Sorte; União; Vila Tancredo Neves; Fazenda Dois irmãos; Antônio Conselheiro e Conjunto Mineiro.